Quem Sou Eu

QUEM SOU EU

Passei a maior parte de minha vida adulta traduzindo idéias em palavras, porque meu trabalho estava ligado a essa forma de expressão. Agora uso as mãos para transformar idéias em belos objetos.

Desde então, vivo em estado de graça, descobrindo todo um universo de cores e texturas, criações e invenções, onde as mulheres transitam em liberdade. Um estado de permanente delicadeza, onde se compartilham emoções e vivências enquanto as mãos produzem e expressam sentimentos.

Estou adorando!!!!

25/11/2011

Pap decoupage em vidro

A decoupage em vidro é mais dificil porque se trabalha ao contrario: começa do primeiro plano até chegar ao fundo e depois se aplica os detalhes. As figuras de papel são coladas sob a superfície e não sobre ela, técnica conhecida como SOB decoupage em vidro.

Preparação
Antes de tudo, lave bem a superfície de vidro e secar com pano, sem deixar qualquer fiapo. Depois, organize as figuras de papel no vidro e veja se gosta do resultado.

Colagem
As figuras de papel serão coladas no vidro e vistas através dele, então coloque uma camada de cola diretamente no vidro onde você irá colar a gravura. Tenha cuidado ao espalhar a cola para não criar bolhas de ar e use uma quantidade mais generosa que o habitual. Embora a cola tenha melhor consistência, pode-se usar também verniz à base de água substituindo.

Molhe a gravura e seque com guardanapo de papel antes de colar, isso deixa a gravura mais macia de ajuda a colagem.

Aplique a gravura alisando com os dedos. Vire o objeto (prato, por exemplo) e procure por bolhas de ar, depois da cola seca elas se tornam muito evidentes. Para se livrar delas, deslize os dedos do centro da figura para os lados, empurrando as bolhas para fora. Não pressione demais ou irá empurrar cola junto com a bolha e no lugar vai aparecer outra bolha ainda maior.

A figura, quando vista através do vidro, deve aparecer quase branca por causa da cola. Isso mostra que a camada de cola foi suficiente para evitar bolhas de ar. Entretanto, se a figura através do vidro estiver quase da mesma cor original, então foi pouca cola e aparecerão bolhas que ficarão feias no final.

Espere alguns minutos para a cola secar um pouco e limpe o excesso. Use um tecido úmido e passe delicadamente em torno do papel que você acabou de colar, mas não insista muito nesse processo para não danificar a gravura, porque a cola ainda não secou totalmente.

Depois da cola perfeitamente seca e as figuras fixas no vidro, você pode remover o excesso de cola e vai estar emoldurando a figura. Para isso, use um cotonete embebido amônia para limpar o vidro em torno da figura. Depois seque usando um guardanapo de papel. Se você tiver usado verniz a base de água ao invés de cola, não é necessário limpar.

Pintando o fundo
Após a limpeza você pode pintar o fundo usando cores de esmalte acrílico, porque tem melhor consistência, mas também pode usar tinta acrílica normal.

Os detalhes adicionais devem ser feitos agora, antes da pintura do fundo. Por exemplo, se você tiver colado uma borboleta, deve pintar as antenas com uma cor que contraste com o fundo. No exemplo as antenas foram pintadas de branco contrastando com o fundo preto. Sua assinatura também deve ser feita antes, lembrando de escrever ao contrário.

Como a pintura sob vidro é difícil, é melhor não adicionar muitos detalhes numa primeira vez. Cuidado também ao escolher a cor de fundo porque não é tão simples controlar o resultado de sombreamento. Essas habilidades se adquirem com o tempo.

Uma vez que os detalhes secaram, você pode prosseguir com a cor de fundo, bem espalhada sobre a superfície traseira do objeto de vidro (prato). Tenha cuidado ao dar a primeira demão para não estragar os detalhes. As cores escuras precisão de menos demãos que as claras. Em ambas o vidro deve deixar de ser transparente.

Verniz
Após a cor de fundo estar perfeitamente seca, pode-se começar a envernizar. Passe uma primeira demão de goma laca, espere secar 24 horas, lixe suavemente e passe outra. Se quiser um acabamento forte, use verniz a base de terebentina que é mais resistente à água. Não se preocupe em manchar porque ele será aplicado embaixo e não na superfície do trabalho.
E aqui está o resultado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário