Quem Sou Eu

QUEM SOU EU

Passei a maior parte de minha vida adulta traduzindo idéias em palavras, porque meu trabalho estava ligado a essa forma de expressão. Agora uso as mãos para transformar idéias em belos objetos.

Desde então, vivo em estado de graça, descobrindo todo um universo de cores e texturas, criações e invenções, onde as mulheres transitam em liberdade. Um estado de permanente delicadeza, onde se compartilham emoções e vivências enquanto as mãos produzem e expressam sentimentos.

Estou adorando!!!!

31/10/2011

Sonhos e planos

Embora eles sejam da geração de minhas filhas, sempre brinquei dizendo que sou do Kid Abelha para cá... Gosto da voz suave da Paula Toller e gosto de adaptar seus versos.
Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa se transforma em Eu não tenho mais tanta pressa, mas muita coisa ainda me interessa.
Aos 60 anos de idade troquei a pressa da juventude pelo interesse seletivo. Hoje, aquilo que me faz feliz e desperta interesse tem muito mais força. Jane Fonda, aos 73 anos, dizque é mais feliz hoje e não gostaria de ser jovem novamente. Concordo com ela. A idade madura, quando está acompanhada de uma boa cabeça e um corpo ativo é uma grande benção.
Minha família é longeva e espero viver muito ainda porque tenho sonhos e planos a serem realizados. Há tanto a descobrir e conhecer: novos livros, filmes, lugares e pessoas. Sou uma pessoa encantada diante da vida, da possibilidade do novo e do renovado prazer de descobrir novos prazeres.
A imagem acima são campos de arroz em Yunna, China. Eu gostaria de poder conhecer, mas tenho outras prioridades. Ver sua beleza em fotografia me basta.
Um bom começo de semana para todos nós!

29/10/2011

Prato de bolo

Olha que graça o prato de bolo que encontrei na internet.
(desculpe o autor, mas esqueci em que blog)

Um base de abajur e um disco (sousplat) de madeira.

A base pintada de preto, borda preta e decoupage no tampo de madeira.

Muita decoupage!

Contas de cristal transparente enfeitam a base da peça.

Natal de quarto novo

Esse é um dos quartos mais feios que já vi nos últimos tempos.

Agora olha que graça! Parece que foi gasto um dinheirão...

Engano de quem pensa assim. Repare como todos os móveis foram reciclados.

Um boa pintura branca, cortina nova, abajur, colcha na cama e voilà!
Um quarto reciclado em estilo provance com pouco dinheiro e muito bom gosto.

Olhem o visual do mesmo móvel reciclado. Parafraseando a Ana Maria Braga: Então, menina! O que está esperando? Vamos arregaçar essa manga e comemorar o natal de quarto novo.

28/10/2011

Bota de Natal

Andei pesquisando botas de natal para os meus netos - João Pedro que vocês já conhecem e o João Guilherme que está à caminho - e encontrei essa gracinha.
Esse modelo não me serve porque é muito menina.
Mas pode ser que trocando o tecido ela fique legal para menino.
A dica veio do blog The Bella Cottage que eu recomendo visitar.
Eu adoro natal e já comecei a preparar a casa. Ainda não sei como resolver as botas dos netos, mas assim que encontrar alguma coisa eu posto.

27/10/2011

My sweet room


Meu quarto andava precisando urgente de uma reciclagem. Essa semana arregacei as mangas e comecei a fazer minha pequena reforma. Cobri a cabeceira da cama e os dois criados com esse tecido toile de jouy que eu adoro. O arremate foi feito com viés listrado P&B que combinou super bem.
Com fiz no impulso, não fotografei o antes para vocês compararem. Pena. Agora falta mudar a cúpula do abajur, fazer duas almofadas com o mesmo tecido, um belo quadro para a parede e colocar uma manta vermelha nos pés da cama. Não vou marcar data para terminar porque estou cheia de projetos, mas depois mostro como ficou.

25/10/2011

Caixa de biju


Estou em falta comigo mesma em relação ao blog. Tenho postado muito pouco, embora os assuntos andem fervilhando em minha mente. Como disse anteriormente, meu ano de 2011 começou no dia 1 de outubro e colocar em prática todos os planos deixou tudo muito corrido.
A caixa de biju em dois andares foi feita no domingo e achei que ficou super bonita. A ideia é simples, guardanapo florido contrastando com as listras P&B. Tudo muito simples e comportado, o toque de ousadia ficou com a fita pink.

20/10/2011

Mini pegador de panelas

Achei um grande charme esse mini pegador de panelas e quero dividir com vocês.
Ao invés da luva para proteger as mãos, que tal variar e fazer pegador apenas para o cabo?
O passo a passo me parece bem simples, perfeito para nossos retalhos.
Não podemos esquecer o isolamento, senão adeus dedinhos!
Pode ser um tamanho único para panelas maiores e menores.
Esse de bolinhas em tons marrom está lindo!
Pregando o viés e fechando.
Primeiro pregamos o viés na boca do mini pegador para depois fecharmos as laterais e o fundo arredondado.
Lado avesso pode ser com um tecido liso.
Olha o charme que ficou. Vamos usar nossos retalhos e colocar mãos à obra. A idéia veio do blog http://showtellshare.blogspot.com

19/10/2011

Voto para Ana Medeiros

Ana Medeiros, uma das melhores blogueiras do pedaço, customizou essa cadeira para um concurso e está pedindo voto. Eu adorei e já votei. Vamos ajudar a Ana? Clik no link e faça uma visita ao blog que tem muita coisa legal.

15/10/2011

Caixa casamento


Essa semana, minha sobrinha estava fotografando o passo a passo de uma caixa e acabei conhecendo os donos do estúdio que trabalham com filmagem de cerimônias de casamento. Super agradáveis, eles me chamaram para criar e expor caixas específicas em sua loja. Achei bem interessante e vou fazer alguns modelos para colocar em exposição. Essa foi um primeiro estudo, mas ainda não fiquei satisfeita. Acho que posso fazer mais bonito. Vamos ver...

Chic no último

Trabalha comigo, ajudando nas tarefas da casa, uma jovem divertida e bem humorada (qualidades que considero essenciais). Assim como fiz com cada uma das minhas enfermeiras, pedi que ela escolhesse uma peça para lhe fazer um presente. Um um agradecimento especial por sua delicadeza durante tempo em que meu pai esteve aqui em casa.
Dayse, é o nome jovem, quis uma bandeja. Essa bandeja. Fiz com prazer porque ela é boa gente. Chic no último é uma expressão que Dayse usa para deixar claro que gostou de alguma coisa.
A bandeja foi feita pintada com base Suvinil branca, aplicação de guardanapo com a beirada rasgada, listras à mão livre em cor uva, aplicação de carimbos e arremate com fita de cetim lilás com laço.

10/10/2011

Luxo totalmente possível

Vamos combinar, esse banheiro é um luxo totalmente possível, não é? Recebi a foto hoje a news letter da Casa e Jardim. O projeto é da designer Roxanne Duchini, que merece parabéns pelo bom gosto. Uma dica de charme para nós, mulheres habilidosas, tentarmos repetir em nossas casas. Podemos encontrar um grau de dificuldade na execução, o resultado pode não ficar idêntico, mas tenho certeza de que conseguimos fazer um banheiro como esse. Aqui em BH existem centenas de brechós onde podemos encontrar peças bem parecidas com essa penteadeira e espelho. Fiquei apaixonada.

Minimamente Feliz

Meninas, olhem que delícia esse texto da Leila Ferreira que a Mary, minha melhor amiga em Belo Horizonte, me mandou por e-mail. Não poderia ter nada melhor que esse texto para começar o post da semana.

A felicidade é a soma das pequenas felicidades. Li essa frase num outdoor em Paris e soube, naquele momento, que meu conceito de felicidade tinha acabado de mudar. Eu já suspeitava que a felicidade com letras maiúsculas não existia, mas dava a ela o benefício da dúvida.

Afinal, desde que nos entendemos por gente aprendemos a sonhar com essa felicidade no superlativo.Mas ali, vendo aquele outdoor estrategicamente colocado no meio do meu caminho (que de certa forma coincidia com o meio da minha trajetória de vida), tive certeza de que a felicidade, ao contrário do que nos ensinaram os contos de fadas e os filmes de Hollywood, não é um estado mágico e duradouro.

Na vida real, o que existe é uma felicidade homeopática, distribuída em conta-gotas. Um pôr-de-sol aqui, um beijo ali, uma xícara de café recém-coado, um livro que a gente não consegue fechar, um homem que nos faz sonhar, uma amiga que nos faz rir. São situações e momentos que vamos empilhando com o cuidado e a delicadeza que merecem alegrias de pequeno e médio porte e até grandes (ainda que fugazes) alegrias.

'Eu contabilizo tudo de bom que me aparece', sou adepta da felicidade homeopática. 'Se o zíper daquele vestido que eu adoro volta a fechar (ufa!) ou se pego um congestionamento muito menor do que eu esperava, tenho consciência de que são momentos de felicidade e vivo cada segundo.

Alguns crescem esperando a felicidade com maiúsculas e na primeira pessoa do plural: 'Eu me imaginava sempre com um homem lindo do lado, dizendo que me amava e me levando pra lugares mágicos Agora, se descobre que dá pra ser feliz no singular: 'Quando estou na estrada dirigindo e ouvindo as músicas que eu amo, é um momento de pura felicidade. Olho a paisagem, canto, sinto um bem-estar indescritível'.

Uma empresária que conheci recentemente me contou que estava falando e rindo sozinha quando o marido chegou em casa. Assustado, ele perguntou com quem ela estava conversando: 'Comigo mesma', respondeu. 'Adoro conversar com pessoas inteligentes'.

Criada para viver grandes momentos, grandes amores e aquela felicidade dos filmes, a empresária trocou os roteiros fantasiosos por prazeres mais simples e aprendeu duas lições básicas: que podemos viver momentos ótimos mesmo não estando acompanhadas e que não tem sentido esperar até que um fato mágico nos faça felizes.

Esperar para ser feliz, aliás, é um esporte que abandonei há tempos. E faz parte da minha 'dieta de felicidade' o uso moderadíssimo da palavra 'quando'.

Aquela história de 'quando eu ganhar na Mega Sena', 'quando eu me casar', 'quando tiver filhos', 'quando meus filhos crescerem', 'quando eu tiver um emprego fabuloso' ou 'quando encontrar um homem que me mereça', tudo isso serve apenas para nos distrair e nos fazer esquecer da felicidade de hoje. Esperar o príncipe encantado, por exemplo, tem coisa mais sem sentido? Mesmo porque quase sempre os súditos são mais interessantes do que os príncipes; ou você acha que a Camilla Parker-Bowles está mais bem servida do que a Victoria Beckham?

Como tantos já disseram tantas vezes, aproveitem o momento, amigos. E quem for ruim de contas recorra à calculadora para ir somando as pequenas felicidades.

Podem até dizer que nos falta ambição, que essa soma de pequenas alegrias é uma operação matemática muito modesta para os nossos tempos. Que digam.

Melhor ser minimamente feliz várias vezes por dia do que viver eternamente em compasso de espera.

09/10/2011

Hoje é domingo, pé do cachimbo...

Domingo é um dia diferente, tem uma cara própria. Não se parece com o sábado e tampouco com o feriado. O domingo é alegre, tem cheiro de algodão doce e colorido de balão. O domingo é tão especial que transmite às pessoas um clima de calma e cordialidade que não vemos nos demais dias da semana.
Eu sempre gostei do domingo. Quando pequena era o dia em que meu pai não trabalhava, era dia de ir ao Parque Municipal andar de cavalinho. Depois, quando adulta a posição se inverteu e o domingo passou a ser o dia em que eu não trabalhava e podia ficar em casa com meus filhos, ir com eles à praia, fazer passeios no zoológico, ir ao teatro infantil ou cinema.
Depois que eles cresceram e tiveram vida própria, quando eu morava no Rio de Janeiro, era o dia em que o calçadão ficava mais animado. Eu costumava caminhar todos os dias na beira da praia, mas aos domingos, quando o transito fica fechado em toda a orla , uma multidão de mães e filhos davam um colorido especial à paisagem. Era muito gostoso fazer minhas caminhadas em meio a esse burburinho que também incluía desviar de carrinhos, patins, bicicletas e cachorros.
Sinto falta disso em Belo Horizonte, principalmente agora que caminhar faz parte da recuperação. Meu diz que minha cidade só tem morro, que tudo é subida. Ele tem razão. Caminhar aqui é bem mais complicado e acabo dando voltas nos quarteirões mais planos perto de minha casa. Mas isso não altera o colorido e a alegria dos domingos, meu dia favorito na semana.

08/10/2011

Minha bengala canadense

Essa foi uma semana de grandes progressos na minha recuperação. Primeiro comecei a nadar (quer dizer bater pernas na piscina). Estou tão fora de forma que vou precisar um bom tempo para ter forças novamente, mas não tem a menor importância porque nadar será mais uma conquista que vai chegar em breve.
Depois, eu ontem parecia adolescente saindo de casa com minha bengala canadense pela primeira vez. Desde segunda-feira o médico autorizou mudar do andador para esse tipo de bengala que tem braçadeira que pega no ante-braço para dar mais firmeza.
Parece bobagem mas, andar só com o apoio de uma bengala é tudo de bom. Quem me acompanha sabe que tem sido um longo caminho desde o acidente mas, nada a reclamar. Curto meus pequenos progressos com o mesmo orgulho com que vi meus filhos darem seus primeiros passos.
Minha alegria de andar novamente é tão grande que tudo começa a ficar para trás. Pensei em customizar minha bengala canadense, mas vou esperar quando estiver usando uma de madeira, sem a braçadeira. Acho que vai ser mais charmoso.

06/10/2011

Pretty Woman

Essa caixa é um presente para a Elenice, uma das enfermeiras que me ajudou em minha recuperação. Ela viu minha caixa de DVD (postei faz algum tempo) e me pediu para fazer igual. Não sou de fazer caixas iguais, então fiz algumas varições sobre o mesmo tema.

Como ela me confessou adorar o Richard Gere, pesquisei na internet e personalizei a tampa incluindo fotos do galã cinquentão na tira de filme.

Adorei essa caixa, ela ficou leve, colorida, uma graça. Minha filha mais velha, que também adora o Richard Gere está morrendo de inveja.
A caixa foi toda pintada, interna e externamente, em base suvinil branco com aplicação de verniz semi brilho, colagem de cartazes de filme e tira de fotograma. O acabamento foi em viés listrado de preto com laço na tampa.

Bye, Steve Jobs

A morte prematura de qualquer pessoa me entristece, seja ela quem for.
Minha homenagem hoje é para Steve Jobs, um garoto adotado que, aos dezessete anos, após seis meses de estudo, precisou deixar a universidade por não ter condições de pagar. Um garoto com todas as desculpas para se tornar um problema, mas que conseguiu trilhar o caminho do brilho pessoal.
Com apenas 21 anos de idade, em 1976, Jobs fundou com seu xará Steve Wozniak a Apple Computer, que veio inovar o mercado da informática com o lançamento de seus computadores "criativos".
Três anos depois, os sócios iniciaram a criação de um projeto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software - o projeto Macintosh. Para quem não conhece, esse projeto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas acionadas por um mouse - naquele tempo os computadores (que existiam praticamente só em empresas) usavam apenas o teclado.
Foi graças à genialidade de Steve Jobs que o mundo teve acesso ao chamado "computador pessoal", com o uso do programa que ficou conhecido como Windows (janelas). Foi graças a ele que a informática se tornou acessível ao usuário comum. Ele foi o primeiro e mais importante passo para essa incrível revolução da comunicação que assistimos hoje.
Jobs faleceu essa noite, aos 56 anos de idade, vítima de um tipo raro de câncer no pâncreas, nos deixando um enorme legado.
Bye Steve Jobs, o mundo lhe presta a devida homenagem!

05/10/2011

Achados de decoração

Gosto muito dessa coisa de divulgar uma ideia que vi em outro blog, que viu em outro blog e assim por diante... O blog A casa que minha avó queria postou esse aproveitamento de berço que viu no blog Achados de decoração e agora sou quem posto. Uma ideia ótima de como aproveitar um berço depois que o bebê cresce. Adorei!

04/10/2011

Bandeja grande

Finalmente cumpri a promessa e consegui acabar minha bandeja tamanho grande!

Usei no centro um toile de jouy que adoro e nas laterais um tecido listrado em cinza.

Como achei que o listrado ficou muito vazio, colei flores de outro tecido em P&B.
No topo e no fundo da bandeja usei um tecido continuo com bordas de pequenas flores
para patchwork que funcionou super bem.

O arremate foi feito com viés listrado e uma flor em resina completa a bandeja.

Caixas para um casamento

Gente olha que charme que ficaram as duas caixas para colocar no banheiro de um casamento!
Essa é uma encomenda da Nádia, que vai presentear a sobrinha com as duas caixas.
Ambas foram feitas com trabalho de forração de guardanapo de corações,
que serão usados na festa do casamento.
A primeira caixa, para o banheiro masculino, tem detalhes na cor prata.

A segunda caixa tem os detalhes na cor preferida da noiva: rosa!

02/10/2011



Com a mesma alegria que os marinheiros gritavam "terra à vista", depois de longos meses ao mar, gritei "neto à vista", depois de dois meses de saudades.
João Pedro chegou na quinta para um final de semana prolongado. Ontem, saímos com a Dinda (minha filha mais velha) para comprar o presente do dia das crianças antecipado com direito a um delicioso sundae depois.
Hoje, após o café, ele me chamou para ver o Yuri Monteiro Garibaldi, o distinto felino ruivo da foto, importante membro da família, tomando sol em cima da máquina de lavar. O momento foi devidamente registrado pela a avó coruja.
Combinamos que João Pedro vai voltar no feriado de 15 de novembro.