Quem Sou Eu

QUEM SOU EU

Passei a maior parte de minha vida adulta traduzindo idéias em palavras, porque meu trabalho estava ligado a essa forma de expressão. Agora uso as mãos para transformar idéias em belos objetos.

Desde então, vivo em estado de graça, descobrindo todo um universo de cores e texturas, criações e invenções, onde as mulheres transitam em liberdade. Um estado de permanente delicadeza, onde se compartilham emoções e vivências enquanto as mãos produzem e expressam sentimentos.

Estou adorando!!!!

20/09/2011

Passo a Passo 1 - Cachepô

Conforme prometi, esse é o primeiro PAP que estou postando. As fotos não estão profissionais, mas a idéia do blog é exatamente essa. Trabalhar com tecido não é difícil, mas também não é tão simples assim. Escolhi essa peça por ter um grau de dificuldade menor e ser super charmosa. Foi muito bom fazer esse trabalho, espero que seja uma boa viagem para vocês também.

Esse é o material que vocês irão precisar: um cachepot em MDF pintado de branco com tinta base Suvinil; tecido a seu gosto; viés combinando com o tecido; cola Cascorez ; pincéis tamanho grande e médio; tesoura grande e tesourinha de ponta curva e lápis preto.

A primeira coisa a fazer é colocar a peça sobre o tecido e marcar levemente com lápis, deixando sobrar cerca de 1cm além da peça.

Passe cola na peça com o pincel maior. Espalhe bem e verifique que não ficou nenhum espaço sem cola.

Posicione o tecido sobre a peça e passe a palma da mão para ajudar na aderência. Depois disso corte o tecido que estiver sobrando com a tesourinha de ponta curva.

Depois de colados todos os lados, a peça fica assim. Caso queira, faça as linhas combinando, que fica ainda mais bonito.

O arremate do cachepot é feito com viés. Nesse caso eu escolhi um viés estreito e com listras azul marinho, mas cada um tem um gosto. Corte quatro pedaços iguais para colar nas laterais.

O resultado final do acabamento com viés fica lindo, mas é muito chato de se trabalhar. A quantidade de cola tem que ser exata porque muita atrapalha a colagem e pouca não cola direito. Molhe a ponta do pincel e espalhe com pinceladas leves no viés sem esticar.

Passe um pouco de cola num pedaço pequeno, cole essa ponta e depois vá passando mais cola e colando aos poucos o restante do viés.

Cole o viés até o final de cada lateral e depois que acabar corte o que ficar sobrando.

A seguir, vamos fazer o arremate da parte inferior do cachepô.

Pegue a ponta do viés e corte inviesado, seguindo uma linha pelo lado direito. Essa ponta, pelo lado de dentro irá ficar desencontrada.

Comece a colar no meio de uma das laterais dividindo o viés: uma parte no tecido e outra no fundo da peça.

Ao chegar ao canto, cole a parte que fica no tecido e siga mais um pouco.

Aperte o viés para colar como na foto, deixando a volta do cantinho solta

Passe um pouco mais de cola nessa voltinha.

Aperte com a unha cada um dos lados da voltinha, como na foto.

Deixe as duas partes ficarem bem unidas.

Venha com o viés até a parte enviesada do início e corte com a tesoura reta de forma que as duas partes (começo e fim) possam se encaixar perfeitamente.

Espere secar um pouco e depois corte a voltinha (eu chamo de pitoco) do viés como na foto.

Agora vamos fazer o acabamento superior do cachepot.

A colagem do viés na parte superior deve ser feita quase igual a parte inferior. A diferença é que você vai colar um pedaço menor na borda da peça e o restante no tecido.

É importante manter o mesmo tamanho do viés que você está colando na borda e no tecido desde o início até o fim.

O arremate dos cantinhos é igual ao que você fez na parte inferior. A única diferença é que o cantinho irá ficar para cima, como na foto. O arremate ao juntar o começo e fim do viés também será igual ao que você fez na parte inferior.

Depois de pronto passe uma demão de verniz para aumentar a durabilidade.

Boa sorte!

Formatei esse Pap para impressão, caso você queira imprimir para guardar, pode me pedir através do meu e-mail que terei o maior prazer em te atender.

Um comentário:

  1. Anônimo1/4/14

    Ficou ótimo e me ajudou,nem sempre tenho tempo de pintar e assim e bem mais rápido,obrigado.Andréa Coelho Ateliê

    ResponderExcluir